top of page
  • Foto do escritorRaul Lenk

Parcerias estratégicas são aliadas para o seu negócio.

Fazer sucesso no mundo dos negócios é o objetivo de todo empreendedor, mas alcançar esse resultado em um mercado extremamente competitivo e com recursos limitados é o grande desafio. Para vencer esse obstáculo de fazer muito com pouco, o ideal é investir nas parcerias estratégicas.

Encontrar empresas, pessoas e colaboradores que acreditem nos seus ideais e principalmente que tenham valores éticos alinhados com os seus e, além disso, estejam preparadas e qualificadas para caminhar e trabalhar ao seu lado é um passo fundamental para atingir os melhores resultados.

Ao estudar e recrutar pessoas para seu time leve sempre em consideração o método do “ganha-ganha”.

Para começar estabelecer suas parcerias estratégicas identifique quais são as necessidades da empresa, colaboradores ou pessoas que você identifica como parceiros e entenda os desejos e as necessidades que elas pretendem suprir.

Mesmo que seus parceiros ou empresas não trabalhem diretamente no mesmo ramo que você não descarte as possibilidades, o que importa são os benefícios que essa parceria vai trazer para ambos os lados.

Outra dica importante para fechar uma boa parceria estratégica e conhecer quais são os objetivos, os valores e a conduta adotada pela outra empresa, certifique de que estas características estejam alinhadas com as da sua empresa, isso evitará desgastes futuros.

Ao identificar as parcerias que mais se adequam as suas expectativas e se assemelham aos objetivos e diretrizes da sua empresa, elabore uma proposta exclusiva de acordo com o perfil de cada uma.

Deixe claro e transparente quais são suas intenções e não esqueça das principais informações como:

. O que sua empresa faz e porque ela faz;

. Quais as vantagens mutuas dessa parceria;

. Os últimos resultados positivos de sua empresa para garantir credibilidade

. Quais as expectativas de sua empresa com essa parceria;

. Construa um pequeno Storytelling de como essa parceria irá se desenvolver.

É muito importante ter total consciência do grau de dependência que sua empresa estabelecerá com os futuros parceiros, não é indicado ficar totalmente à deriva no que diz respeito às parcerias estratégicas, depender totalmente de um fornecedor por exemplo, pode colocar em risco o seu negócio.

É hora de colocar em prática seus conhecimentos e continuar empreendendo com a certeza de que o velho ditado pode ser a chave para seu sucesso: “Um mais um é sempre mais que dois.”


bottom of page